TU ACHAS-TE “POUCO IMPORTANTE”?

 

LIÇÕES DE VIDA

Como apaixonado por Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal, tenho aprendido a olhar para a vida como um enorme laboratório. Cada episódio, cada circunstância, cada vitória ou mesmo cada obstáculo, pode trazer valiosas lições…se estivermos atentos. 

Recentemente fiz uma formação de primeiros socorros, (não compreendo como não estudamos isto na escola), e um dos cenários era ajudar alguém em perigo de vida, com uma obstrução respiratória (por exemplo, a sufocar com comida ou algum objeto) – No momento pensei, “Isto afinal parece fácil”. 

O Universo não brinca…dois dias depois estava a almoçar e nem queria acreditar: ao meu lado está um senhor, ofegante, agarrado ao pescoço, muito vermelho e sem respirar, a cair para o lado! Pensei “….não posso acreditar!! e agoraaa??!” Corri para ele e perguntei rapidamente se era comida: aflito com a cabeça disse que sim, e apliquei duas manobras que aprendi na formação para desobstruir vias respiratórias:

1. A primeira é inclinar a pessoa ligeiramente para a frente segurando-a com uma mão no peito para não cair, e dar 5 pancadas secas nas costas entre os omoplatas com a base da outra mão.

2. Caso não resulte, (que foi o caso), alternar então com a “Manobra de Heimlich“, ou seja abraçar a pessoa por trás, juntar bem as 2 mãos à frente do abdómen, e com um movimento seco e firme fazer 5 compressões abdominais na zona do estômago entre o umbigo e a zona do externo, de forma ascendente…Carambaaaaaaaaaaa, o senhor começou a respirar e cuspiu tudo foraa……….!!!! Fiquei a tremer de alívio……!

 

MENSAGENS

A primeira mensagem que me vem à cabeça é que TODOS devíamos saber noções de suporte básico de vida ao próximo. É incrível como não aprendemos isto mais cedo, pois nunca se sabe se podemos salvar uma vida a qualquer momento, na rua ou em casa !! Aprendi que os primeiros minutos enquanto não chega ajuda especializada, são vitais e podem fazer a diferença entre vida ou morte, ou entre vida e uma recuperação com lesões graves.

Outra mensagem foi: No Coaching muitas vezes deparo-me com casos de pessoas que acham que não estão cá a fazer nada, que não são especiais, que não são “úteis”, não são “necessitadas” por ninguém….Isso não é verdade e só acontece se andarmos muito DISTRAÍDOS! É quase ingratidão, pois se estivermos ATENTOS podemos fazer muitas diferenças.

E não tem que ser algo gigantesco, pode ser oferecer uma sopa, uma palavra amiga, um abraço, um sorriso, um telefonema ou partilhar uma história da nossa experiência ÚNICA com alguém – A nossa experiência aconteceu-nos para a COMPARTILHARMOS com os outros, e para os ajudarmos com a nossa aprendizagem. Temos esse direito e temos esse dever.

 

CONCLUSÃO

Todos nós somos peças de um enorme Puzzle, e sem nós esse Puzzle fica mais pobre – E podemos torná-lo mais Rico com coisas tão simples – Deus não ´faz´ pessoas ao acaso, TODOS estamos cá com propósitos!! Qual o Teu? – Se estivermos atentos, a vida proporciona sempre formas de colocarmos em prática tudo o que aprendemos.

Se temos talentos, caracteristicas ou experiências únicas, são para ser usadas ou partilhadas, e não guardadas só para nós – mesmo que nos dê medo! Porque o mundo precisa do E.U. (Especial e Unico) que há em TODOOOOOOS Nós!

E naquele dia senti-me Especial e Único!! E tu, em que é Especial e Único?

Forte abraço,
Hugo
 

 

PS: Gostaria de saber de ti: Em que momentos foste Especial e Único? 
Deixa em baixo o teu comentário 🙂

 

arrow

Não percas nenhuma novidade!

Deixa o teu e-mail abaixo para receberes os próximos artigos