4 INVESTIMENTOS PARA MELHORARES A TUA VIDA…

​INVESTIMENTOS? 
shadow-ornament
Quando ouvimos a palavra "investimento", pensamos em algo de carácter financeiro, como pagamentos, compras, acções ou despesas. Mas essa é apenas uma das dimensões, e nem sempre a mais importante. Investir significa aplicar de forma a obter um retorno. 
 
Como seria, para além do dinheiro, obter altos rendimentos a nível de qualidade de vida e de felicidade? Regra geral, a qualidade de vida reflete a qualidade financeira e não vice-versa. Aqui ficam 4 exemplos que por mais óbvios que pareçam, normalmente ficam no fim da lista.

 


1. INVESTE NA TUA PRÓPRIA COMPANHIA

Como seres sociáveis, procuramos relacionarmo-nos com os outros, construir redes, establecermos contactos, ficarmos conectados. Mas esta procura pode desviar-nos da relação mais importante de todas. Afinal temos com nós próprios o maior e mais longo romance da nossa vida. Estar sozinho não é estar "Só", pelo contrário, é passares tempo com o teu melhor amigo: aquele que vai sempre lá estar, em todos os momentos.
 
Dica: Embora eu adore comunicar e trabalhar com muitas pessoas, tenho uma natureza introspectiva. Preciso do meu espaço sozinho. No meio de um dia ruidoso, encontro sempre um tempo para cultivar essa relação: respirar, ler, meditar, rir, chorar, rezar, esvaziar a cabeça, escrever ou mesmo falar sozinho.

 2. INVESTE NO TEU SONO:
 
Quem diz que dorme diariamente o suficiente, que atire já a primeira pedra. Há sempre alguma coisa mais importante, (haverá mesmo?) Todos sabemos que este é um dos pilares do nosso equilíbrio, mas teimosamente um dos nossos calcanhares de Aquiles. Tal como tantas outras questões relacionadas com a saúde, infelizmente, também esta costuma ficar para segundo plano.
 
Então fica sabendo que a falta de um sono regular é das principais causas de envelhecimento precoce, perda de memória ou capacidade de aprendizagem, entre muitas outras.
 
 
Dica: Já ouvi muitos conselhos sobre o sono, mas este é o que sigo há muitos anos: Desliga a TV, e deita-te mais cedo.
 
 
 
3. INVESTE NA APRENDIZAGEM:
 
Ninguém sabe tanto que não possa aprender, e ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar. O nosso cérebro é um músculo expansível, e por isso se diz que sabedoria não ocupa lugar. A neuroplasticidade provou-nos que nenhuma aprendizagem é tanta, que o cérebro não consiga encaixar e "arrumar" para mais tarde utilizar.
 
 
Aprender não só alarga os horizontes do nosso mundo interior, como nos dá uma nova visão do mundo exterior. Nós somos verdadeiras enciclopédias ambulantes, e essa aprendizagem armazenada poderá ajudar quem passou pela mesmas situações que nós; Aprender é assim uma forma de contribuição. Gosto também de associar as dificuldades à aprendizagem, pois nenhuma dificuldade vem sem uma grande lição - se a consideramos um azar ou uma benção, a escolha é nossa.
 
 
Dica 1: Eu sou um estudioso crónico, mas tu não tens que ser tão compulsivo. Um bom exemplo é usares o teu carro como uma universidade de 4 rodas. Em vez de ouvires mais uma notícia trágica no radio, substitui-a por um audio-livro, uma palestra, um seminário ou um curso. Vais ver que a viagem não parece tão longa - pelo contrário, às vezes tenho pena que acabe.
Dica 2: caso não queiras gastar dinheiro, usa o youtube, copia o link e converte-o em Mp3 (por exemplo com ClipConverter). É só passares para o SmartPhone - pronto.
 
 
4. INVESTE NO TEU CORPO:
 
Talvez este seja o mais menosprezado de todos os investimentos, e talvez o mais importante. Vivemos tanto na nossa cabeça para juntar dinheiro para uma casa fantástica, que nos esquecemos do templo sagrado onde habitamos. Uso muito este pilar no Coaching, porque para além de questões estéticas ou de saúde, activar a nossa energia física causa verdadeiros milagres no nosso campo emocional, especialmente na hora de decidir e entrar em campo: uma das nossas maiores dificuldades.
 
O truque é que, sem pensar muito, temos acesso imediato a uma poderosa fonte de energia gratuita, que pode catapultar numa questão de momentos todos os nossos elementos: emocional, espiritual, mental, energético. É um tudo-em-um. Para além dos benefícios já conhecidos como melhorar o bom humor, sistema imunológico, concentração ou vida sexual - coloca a descoberto o seu verdadeiro potencial, permitindo-lhe alcançar, pelos seus próprios meios, objetivos de Sucesso até então considerados impossíveis ou difíceis de alcançar.
 
Dica: aqui deixo ao seu critério, pois descobri que a melhor atividade física é aquela que nós gostamos de fazer - a minha maior paixão é o Surf, mas quando não há tempo, um mergulho no mar já equivale a 10 cafés. Qual a tua?
 
Em resumo: Inviste no único ativo que vai ficar contigo para sempre, e que vale a pena cuidar - TU!
 
Um abraço!
Hugo
 
PS: qual vai ser o teu investimento de hoje? Deixa um Comentário abaixo...
arrow

Não percas nenhuma novidade!

Deixa o teu e-mail abaixo para receberes os próximos artigos