3 PASSOS PARA TOMAR MELHORES DECISÕES

DECISÕES?

Sabias que a tomada de decisões continua a ser dos maiores desafios do ser humano? Poucas atitudes nos consomem tanta energia, pois chegamos a colocar frente a frente o maior sonho com o maior medo. 

Mas é exatamente neste neste ponto que existe o maior crescimento e o maior progresso. No entanto parece inevitável sentir que, ao querermos ganhar numa opção, ficarmos com a sensação de perdermos na outra, já te aconteceu?   

 

shadow-ornament

"É NOS MOMENTOS DE DECISÃO QUE O NOSSO DESTINO É TRAÇADO"

(Tony Robbins) 

A capacidade de tomar decisões tem sido um desafio constante na minha vida de perfeccionista profissional. Será melhor azul ou verde? faço o telefonema de manhã ou de tarde? este e-mail está mesmo perfeito ou é melhor revê-lo pela 99ª vez?? Não sei como é no seu caso, mas isto nunca me trouxe nada de bom.

 

DE-CISÃO

A palavra decisão vem de ´cisão´, cortar, resolver, pôr termo, separar, e é tão verdade - decidir é muito mais do que um pensamento ou verbo, é uma poderosa atitude interior. Por vezes temos que nos tornar cirurgiões da nossa vida e cortar completamente com velhas formas de pensar, de falar ou agir, largar velhos hábitos que já não nos servem, que nos puxam para trás ou nos apertam como roupas velhas. Às vezes temos até que mudar de companhias, de ambientes, de ares e lugares, para vestirmos roupa novas. 

 

GANHAR OU PERDER?

Decidir é também um acto de coragem, pois inevitavelmente deixamos algo para trás, e o medo de ´perder´ muitas vezes impede-nos de ´ganhar´ o que está reservado para nós. Decidir representa acima de tudo o poder da Intenção.

Ao esvaziarmos o velho, estamos a abrir espaço para o novo mas tamém a dizer ao universo que estamos prontos para agarrar a próxima oportunidade. E regra geral abrem-se portas que nunca julgámos possíveis, dando lugar a sensações de energia, libertação e bem estar. E tudo começa com aquela 1ª de-cisão.

 

E AGORA?

Demasiadas vezes fiquei à espera do momento “certo”, mas esse momento não existe, e quase sempre tomar uma decisão é muito melhor do que não tomar nenhuma (Nota: não tomar uma decisão TAMBÉM é uma decisão, mas será a melhor para nós?).

Não desesperes porque a capacidade de decidir treina-se e podemos até ficar muito bons nisso! Aqui ficam 3 simples dicas que me ajudam preciosamente no dia a dia:

 

shadow-ornament

 

DICAS PRÁTICAS

1. LEMBRA-TE DAS PEQUENAS DECISÕES:

Se alguma vez disseste: “não tenho jeito para tomar decisões”, esqueceste-te que já tomas dezenas de decisões por dia. A que horas acordas, que roupa vais vestir, que caminho tomas para o trabalho ou mesmo o que vais almoçar, são reflexos simples dessa capacidade nata.

Podem-te parecer ´pequenas´ decisões rotineiras, mas não te enganes: quem toma pequenas decisões, acredita que tem igualmente capacidade de tomar grandes decisões.

É uma questão de perspectiva e de admitir que temos sim, medo de entrar em territórios desconhecidos, mas se não tomarmos certas decisões, nunca vamos descobrir. Lembra-te que todas as decisões mesmo as mais rotineiras, já uma vez foram a primeira vez, certo? Por isso essa capacidade já mora dentro de ti, e só tens que a treinar – e quando tomares uma grande decisão, lembra-te de todas as grandes decisões que já tomaste até hoje. Provavelmente já disseste: "afinal era só isto?" (Porque há de ser diferente da próxima vez?)

 

2. CUIDADO COM AS OPINIÕES ALHEIAS:

Se alguma vez foste como eu, já perguntaste quase tudo a quase toda a gente, o que se pode tornar uma autêntica virose: “devo aceitar aquele convite?”, “vou de preto ou de branco?”, “o meu texto está bom o suficiente??”. As opiniões dos outros até podem ser bem intencionadas, mas por regra são um reflexo das suas próprias vivências, valores pessoais ou dos seus medos – (nós já temos os nossos medos, não precisamos de herdar os de mais ninguém).
 

Também nós devemos evitar ser demasiado ´conselheiros´, não só pelas razões anteriores, mas porque podemos ´roubar´ ao outro o privilégio de descobrir o seu próprio caminho. É sem dúvida vital trocarmos ideias com os nossos pares, mas para isso escolhe bem a quem pede conselhos – Escolhe pessoas que te digam a verdade, e acima de tudo que puxem por ti.

Muitas vezes inconscientemente a opinião do outro não é mais do que o desejo que tu não evoluas, (não porque seja má pessoa, mas porque ele próprio não quer ficar para trás, e evoluir dá trabalho!). Ouve a tua intuição, tu estás cá para evoluir nem que tenhas que mudar de companhias. Nada retira mais o teu poder pessoal do que pedir sistematicamente a opinião de alguém, (eu sei !!) pois estás basicamente a colocar nas mãos do outro um poder que é TEU e de mais ninguém.

 

3. LIGA PARA O NÚMERO 0-800-Sabedoria-Interior:

É incrível a simplicidade deste conceito. Todos temos acesso 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias por ano a esta linha, é G-r-a-t-u-i-t-a e vitalícia (e não precisa de wi-fi !). Todos temos uma fonte inesgotável de sabedoria, e raramente o reconhecemos, pois fomos educados a aprender quase sempre de fora para dentro. Se somarmos todas as experiências de vida, todas as relações, todas as derrotas e vitórias, todos os livros que lemos ou tudo o que herdámos conscientemente (e acima de tudo inconscientemente), vamos descobrir um mundo infinito de conhecimento, que serve tanto para nós para os outros. 

Por isso o Coaching funciona tão bem, pois vai resgatar todo este poder adormecido, dando origem a verdadeiras revoluções – pode ser na àrea profissional, relacionamentos, financeira, saúde ou de autoconfiança – a maioria destas mudanças interiores estão mesmo à espera de um pequeno click para acontecerem. E tu, vais continuar à espera?

 
 
CONCLUSÃO
 

O Jim Rohn dizia: "Se não seguires o teu plano, irás seguir o plano de alguém", e é tão verdade. Por outras palavras, se não decidires, a vida decide por ti.

Mantém as coisas simples e lembra-te que tu e eu temos algo que muitos antepassados nossos não tinham: liberdade de decidirmos o que quisermos para a nossa vida

Usa esse privilégio, usa esse poder, que é teu.

Forte abraço,
Hugo

 

PS: Gostaria de saber de ti: Que decisões tens adiado? Deixa em baixo o teu comentário 🙂

 

arrow
 

Não percas nenhuma novidade!

Deixa o teu e-mail abaixo para receberes os próximos artigos